quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A dor do Desmame!

Essa possívelmente vai ter mais de uma postagem!
E é com dor que eu venho dizer que vou desmamar a Luísa!
Foram quase 2 anos!
De alegrias, de dor (no início), de raiva (por ter que acordar a cada 1h pra amamentá-la), de alegra, por te-la só pra MIM nesse momento.
Uma mistura de sentimentos complicada, se você for ver, mas eu superei a dor e a raiva se foi quando o sono se regulou!

Eu decidi que ia amamenta-la desde antes dela nascer.
Impossivel que eu não tivesse leite, enfim!
A 'coisa' ficou ainda mais séria, quando eu não pude ter o MEU parto!
Sim, eu pari, e foi só isso!
Minha filha nasceu e só!

Então eu decidi amamentar!
E ela mamava sangue e pus junto com o leite no começo!
Até eu descobrir o que havia de errado.
E foram 4 tipos de pomada, até a gente perceber que o tempo é realmente a unica coisa que cura as feridas!

Então a gente foi levando.

As mamas em livre demanda, o ganho de peso!
E 6 meses exclusivos.
Mantidos até hoje, quase dois anos de Luísa.

Sei que na realidade, meu leite não é mais alimento!
Não é mais complemento.
Não é mais o essencial!

Sei que é um carinho, um chamego, um colo com leitinho!
Sei que poderia continuar, mas não devo!

Sei que sou bipolar, sei que preciso dos meus remédios e sei que são quase 3 anos tendo crises e crises e gritando e me sentindo mal e machucando as pessoas ao meu lado!
Sei que preciso de ajuda!
Sei que preciso de QUÍMICA, sei que o LÍTIO me faz falta.
E eu não me lembro há quanto tempo não sou feliz, feliz de verdade, mesmo!
Sei que sou os extremos, próximos o tempo todo!
Sei que grito com minha filha.
Sei que magoo meu marido.
E sei MAIS DO QUE NINGUÉM tudo o que sinto.

Eu precisei por numa balança.
Eu precisei de MESES de terapia.
Eu precisei chegar no meu extremo pra perceber que eu PRECISO dos meus remédios!
Eu preciso daquela DROGA daquele LÍTIO.
Não é mais uma escolha.

Não é simples, não é fácil, e me dói!
Me dói muito, infinitamente tirar isso da minha filha!

Mas preciso não gritar tanto.
Preciso ter um humor mais estável.
Preciso ser 100% pra que minha filha cresça num ambiente bom!

Eu preciso e preciso agora!

Já faz um dia que ela não mama!
E eu conversei com ela!
Francamente, como se ela fosse "gente grande".
Eu expliquei a ela que estou doente.
(SIM, EU SOU DOENTE).
E que o mamá, eu não poderia mais dar a ela!
Que eu vou tomar um remedio, e que o leite da mamãe vai fazer mal a ela!
E que eu, infelizmente não posso mais dar o mamá!

Nós choramos e ela me beijava.
Me beijava porque queria o peito.
Me beijava, porque queria curar meu 'dodói', talvez!
Mas foram os beijos com lágrimas mais doloridos que eu ja recebi!

Me sinto um monstro por negar a ela!
Me sinto um monstro amamentando e sabendo que faço mal a todos!

E me sinto um monstro.
Sempre e todos os dias, desde sempre e vai ser assim até eu voltar pro lítio!

Hoje cedo ela pediu!
Chorou e voltou a dormir!
e o sono diminuiu!
3h!

Espero que possamos passar por essa fase juntas, e sairmos dela mais unidas ainda!

Com lágrima nos olhos e o coração carregado de dor eu me despeço!

Até breve!

11 comentários:

  1. er, Acho meio dificíl opinar..
    Você fez de uma situação ruim, algo bom.
    Um lindo post sua dor. Algo que para duas, não deve ser/ter/estar facíl...eu realmente não sei.
    Eu não me lembro oque significou mamar, mas sei o quanto foi impotante pra minha mãe ter feito por mim. Até hoje, quando vê um bebê, comenta que a melhor coisa de ser mãe e amamentar, ver os pequenos dedinhos afagar o peito materno, penso como algo bonito tbm *-*

    E pensando nisso agora, uma coisa estou
    certa, e que eu sei: Não Precisei de Escolhas.
    e ela fez com certeza a melhor escolha por nós.

    Tia Liesel, força.
    Bons Ventos sempre chegam!
    *eu gosto de você e oque compoe
    você; inclusive isso aqui :*

    ResponderExcluir
  2. Nat.. veja pelo lado bom (se é que ele pode existir).. vc foi exclusiva pra sua filhas nos 6 primeiros meses, abiru durante quase dois anos mão de algo que vc precisa, o litío..
    Chegada a hora de vc abir mão de algo que você gosta ( o aleitamento) para tomar o que vc precia para ter uma vida saúdavel e feliz com a pequenina!
    O bem não é só pra vc, é principalmente para ela.. tanto antes como agora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Natalia

    Agora ela pode não entender a falta do mamá da mamãe, mas com certeza ela vai perceber que o "clima" melhorou na casa dela, vai sentir a mãe dela mais estável, mais paciente, sem gritar com ela e o papai. Esse clima de paz também fará muito bem a ela, a vc e ao seu marido. Pegue-a no colo, aconchegue, durma de conchinha.... Ela vai ter a mesma sensação de carinho e afeto.
    Beijos e muita força.
    Michelle

    ResponderExcluir
  4. Mana, passei pelo mesmo e mais cedo do q vc.
    O q tenho a dizer é que: ELES sempre arrumam um jeitinho de receber nosso amor, de ter um chamedo, de ter um aconchego. A gente não.
    Não tem beijo q dê a mesma sensação, não tem abraço q nos faça lembrar, não tem anos q façam a gente esquecer o quanto é bom amamentar.
    Mas a gente aguenta, ahhhh se aguenta....oow se aguenta....
    Te amo e q seja tão tranquilo quanto foi para o Artur.

    ResponderExcluir
  5. Querida!

    Não te conheço né....mas adorei ler o q escreveu...pq tb tenho um bb de 2 anos e ele nunca tomou uma mamadeira,só o peito...e todo mundo me cobra,quando vc vai tirar o peito e tal..mas não tenho coragem,não sei o q fazer...tb preciso cuidar de mim,estou com problemas de saúde...mas ele pede e eu tenho dó e dou...Mas querida dá suco quando ela acordar...isso ajuda e ela volta a dormir...mas estou aqui na torcida para q de tudo certo...e em breve será eu!!

    bjussssss Karyn!

    ResponderExcluir
  6. Nat...
    Passei por algo parecido, mas qdo minha bb tinha só 2 meses!!! Foi duro, sofri, etc e tal... Maaaassss hj eu vejo o tanto de bem q fiz a mim, a ela e aos q me cercam... assim como vc citou eu estava, sem os remédios, insuportável tanto para os q me cercam qto para mim mesma... eu não me aguentava mais!! Essa dor passa logo, e a qualidade de vida q vc vai ter, vai te mostrar o qto foi o melhor!!!Força na peruca!!! Bjosssss, Ju da Resb!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, situação difícil....

    Mas no fim.....vc verá q foi bom pra todo mundo.... bj

    ResponderExcluir
  8. Na...

    Fiquei emocionada de verdade com suas palavras... chorei. Amamentar é pra quem tem coragem, VOCÊ É UMA MULHER DE MUITA CORAGEM, viu? Muita fibra, muita garra! Apesar das adversidades você amamentou sua filha por quase dois anos. Veja lá, quase dois anos! Muita renúncia, eu sei! Vc, uma menina, jovem, abriu mão de muita coisa, tenho certeza (não só do seu tratamento), pra dar mamá pra Lu. O que eu conheço de mãe que opta por não amamentar, por dar LA, por introduzir comidinhas super cedo, por promover desmame precoce... e vc poderia ter aberto mão desde o começo, vc teria como "justificar", mas vc escolheu abrir mão de si mesma em favor de sua filha. Ela agora talvez não compreenda muito bem, mas as coisas vão se alinhar em breve. Vcs vão entrar em um novo momento com seu tratamento e isso fará valer a pena. Torço muito por vcs, viu? Força!!!! E parabéns pela coragem de novo!

    ResponderExcluir
  9. Natalia!
    Com lágrima nos olhos e o coração carregado de dor eu vou falar!Seus de todas essas suas angustias e desejos, sei também que nunca saberei o suficiente pra te entender!
    eu tambem amamentei muiiiiiiiiiiiiiiiito.
    Até a ana clara completar 2 anos e 4 meses.....
    Não fique triste, voce ja fez sua parte com muito carinho e amor!
    E te digo que depois desses 2 anos e 4 meses, amamentar ja não era tão gostoso como antes...as coisas acontecem , naturalmente!
    Sei que a Luiza vai superar isso e voce mais ainda!
    Só posso desejar a voces toda felicidade do mundo!
    E admira-la como uma mãe guerreira e única!
    Parabéns!
    tudo vai dar certo, tudo vai ser bom!
    Bjos.
    Pati e Ana Clara Yumi .

    ResponderExcluir
  10. E eu não me lembro há quanto tempo não sou feliz, feliz de verdade, mesmo!
    Sei que sou os extremos, próximos o tempo todo!
    Sei que grito com minha filha.
    Sei que magoo meu marido.
    E sei MAIS DO QUE NINGUÉM tudo o que sinto.

    Sis...como sempre, vc disse tudo o que precisa ser dito, ouvido e compreendido.
    Eu também sei tudo o que sinto...
    E eu amo vc!!!!!

    Bjs azuis,
    Dani e Frederico Ishay

    ResponderExcluir